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Os Mortos Também Dançam | Livro Mata-Ratos | Cap. 23

Sejam bem-vindos/as ao Capítulo XXIII do livro dos Mata-Ratos.

Mata-Ratos

Sejam bem-vindos/as ao Capítulo XXIII do livro dos Mata-Ratos. Estou muito feliz de o feedback, até ao dia de hoje, ter sido muito positivo. Vamos lá ver se eu não arruino isto tudo com o vigésimo segundo conto! Dizem que os tornados ciclónicos literários são muito comuns. Eu não sei, para dizer a verdade. E espero que não me apareça nenhum esta semana!

Os Mortos Também Dançam

Como há sempre a (grande) probabilidade de haver pessoas que não leram os primeiros capítulos, ou que não têm a mínima ideia de que estou a falar.

Assim sendo, deixo abaixo alguns links: uma introdução e contextualização deste livro, que nunca chegou a ser editado, e também os primeiros capítulos! Recomenda-se a leitura!

Contextualização:

Capítulos:


Como funciona o livro?

Aviso desde já que esta não é uma biografia da banda.

Este livro são pequenos contos literários e fantasiosos, baseados nas canções dos Mata-Ratos. Este projecto, está dividido por vários capítulos, que serão publicados a cada sexta-feira.

Cada capítulo é narrado de forma independente, sempre na primeira pessoa de um diferente personagem. Existe fio condutor que, aos poucos, é criado entre os diferentes 24 contos. Por fim, é dado um sentido comum a todos.

Ou seja, entre as diferentes histórias existe um universo “mata-ratiano”, que é descortinado de forma lenta mas coesa, a meu ver. Neste caso, este “Cães de Cristo” (o então título do livro, que foi o primeiro nome dos Mata-Ratos), cada acontecimento é um mundo por si só e os personagens vivem todos no mesmo universo, embora em espaços distintos.

Não quis limitar-te a um só género de narrativo. Cada capítulo é único por si só. Admito que a leitura, ao início, possa ser um pouco confusa e difícil de interpretar. Mas, aos poucos, vai-se entranhando. Tal como a música dos Mata-Ratos, há escritos agressivos, sexuais, outros divertidos, sarcásticos e até ironias que, à primeira impressão, possam fazer pouco sentido.

Escolhi assim escrever textos “comuns”, passando por poesia, manifestos, telegramas, entre outras metamorfoses musico-literárias.

Gosto muito da ideia de um universo literário. E ainda mais, de um universo literário punk.


Aviso! (Importante)

Tal como as letras dos Mata-Ratos, algumas partes dos textos possam parecer “vulgares” e indecentes. Mas para quem conhece o grupo, e principalmente o seu conteúdo lírico, isto não é nada de novo.

Assim sendo, é tido como como princípio comum que o conteúdo lírico “obsceno” dos Mata-Ratos não tem como intenção ofender ninguém mas sim chamar à atenção a séria questão de problemas sociais mais abrangentes, através de uma linguagem mais forte e polémica. E, desta forma, os textos literários deste livro baseiam-se nesse mesmo género de canções. Por consequência, os contos também possuem uma linguagem robusta, à semelhança do conteúdo literário do grupo lisboeta.

Caso não estejas de acordo com este tipo de expressão, e conteúdo lírico, recomenda-se que não prossigas à leitura deste artigo e capítulo.


Resumo e Contextualização

Para ajudar um pouco à compreensão de cada capítulo, decidi incluir uma pequena explicação sobre o contexto onde o personagem se encontra, a música na qual o capítulo foi baseado e a respectiva letra. O livro conta com 24 capítulos.

O I Capítulo encontra a sua essência na música “És um homem ou és um rato?” (Ataque Sonoro, 2004). Como podemos ver na capa do álbum, existem três personagens: uma chelsea skinhead, um street punk e um terceiro tipo, que não nos é possível descortinar a sua identidade e, deste modo, houve uma confrontação entre 3 sujeitos.

O capítulo II encontra a narração realizada pelo famoso personagem “Rei da Noite” (álbum “És um homem ou és um Rato?”, Ataque Sonoro, 2004). Um dos personagens do II Capítulo cruza-se com este colega da Night.

Neste III capítulo, encontramos um texto baseado no famoso tema “Armando É Um Comando” (“Rock Radioactivo”, EMI, 1990). Desta forma, entendemos que o narrador do conto é o personagem “Armando” (antes de ingressar na vida militar). Este encontrou-se com o “Rei da Noite” (“És um homem ou és um rato?”, Ataque Sonoro, 2004) no segundo capítulo, tendo sido o mesmo o comprador da droga que o “Rei” lhe providenciou.

Depois do IV Capítulo, “Putas ao Poder“, a linha narrativa musical dos infames Mata-Ratos apresenta-nos assim o V Capítulo e o mundo da obscenidade carnal do Zulmiro Pascoal. Para quem desconhece, ele é um tarado sexual e vem apresentar-nos o partido ideal: CCM. É-nos assim dado a conhecer o Manifesto político que o Secretário-Geral do partido CCM escreveu em 1990 e, passados 30 anos, veio finalmente à tona! Será que Zulmiro Pascoal tem possibilidades de ganhar as eleições nacionais este ano?

No VI Capítulo, é-nos apresentando um novo personagem da Musgueira, cuja identidade não nos é descortinada, e que se encontra revoltado com a situação política vigente.

Chegando ao VII Capítulo, encontramos uma inspiração literária na fusão dos temas “Traumatismo Ucraniano” (“Novos Hinos Para A Mocidade Portuguesa”, Rastilho Records, 2007) e “Inocente O Doente” (“Mata-Ratos” demo cassete, Edição de Autor, 1988). Este personagem, tal como relata a canção, imigrou da Ucrânia a Portugal mas a sua vida não melhorou. Na verdade, é-nos dada a impressão que piorou.

Chegamos ao VIII Capítulo. Retratando o estereótipo do Zé Povinho de uma forma irónica e sarcástica, os Mata-Ratos apresentam-nos “Uma Trilogia Portuguesa“. Esta é uma canção inspirado no folclore português e possui uma crítica político-social relativamente ao comportamento erróneo da nação portuguesa. O nosso personagem de hoje é a caricatura desse Zé Povinho, que admira os 3 “F” da ditadura de Salazar: Fado, Futebol e Fátima. Para além de possuir tendências racistas e xenófobas (o narrador odeia ucranianos), é também um golpeador de mulheres. Enfim, o retrato de uma triste realidade portuguesa.

O XIX não é para crentes e a leitura não é propriamente fácil. Inspirada no tema “Gangue das Batinas“, encontramos como narrador deste conto um bispo católico. Este conhece a personagem principal do conto “Putas ao Poder“, e convida-a a confessar-se. Descobrimos assim que esta trabalhadora do sexo tem apenas 15 anos e que, ao entrar na Igreja, é tida como vítima de um assédio sexual. Tal como a canção dos Mata-Ratos diz, estas Igrejas do “Gangue das Batinas” são um negócio e só se importam com a lei do “Santo Bacanal“.

O X capítulo encontra a inspiração numa fusão dos temas “Terrorista Urbano” e “Amor Eterno“. Como podemos ver, o caos está a disseminar-se e começa a aparecer um cansaço na sociedade. Por causa disso, aparece-nos um novo personagem que planeia um ataque terrorista. Ou de um amor eterno? Com o tempo, saberemos!

No XI capítulo, descobrimos que o comando Armando está a sofrer e escreve uma carta à sua amada, Arminda. O conto encontra-se narrado na primeira pessoa, ou seja pelo Armando, em forma de carta (antiquado, sabemos, mas em 1990 – altura em que foi escrita a canção – não havia ainda e-mail e muito menos Facebook!).

Chegando ao XII capítulo, nota-se a aglomeração de alguns indivíduos que, de uma forma informal ou formal (ainda não se sabe), protestam contra o poder vigente! Esta associação auto denomina-se “ZYCLON”. Porque será? E em que acreditam? Podemos reparar que, aos poucos, se vai instalando uma desestabilidade social neste universo “Mata-Ratiano”.

Este XIII capítulo fala-nos de um amor perdido, perdido na Albânia. O nosso narrador encontra-se deveras enamorado da “Cabra da Montanha”: este é um conto inspirado na canção “Junto Para Sempre“. Este sujeito percorreu o mundo para a encontrar e está farto dos políticos do ZYCLON (“cheira-lhe” a problemas, pun intended!) e também já está cansado dos “ratos” (referente à canção “Ratos” do álbum “Rock Radioactivo).

Estamos a chegar agora a algum lado. Lembram-se do gajo que levou nos cornos, no capítulo I? Pois bem, ele está de volta! Está cansado de ser um “Escravo do sistema” e, neste capítulo XIV, o sujeito vai marcar presença num reunião secreta. Este conto também manda umas dicas sobre a canção “Dança com a merda“.

Amigos dos infames! Lembram-se do nosso amigo Armando, que foi para a tropa num homem se tornar? Ele está de volta e escreveu um telegrama à sua amada, a Arminda. Em 1990 (quando os Mata-Ratos editaram o “Rock Radioactivo”) ainda não havia WhatsAp por isso o Armando teve que ser velha escola e ir aos correios do quartel para expressar o âmago do seu ser! (estamos muito poéticos hoje, ora pois!).

No final do “Capítulo XIV” apareceu-nos, no final do conto, um sujeito na reunião secreta revolucionária. Na altura, ficou o cliff hanger mas um gajo não ia deixar os fãs dos infames na mão! Então, neste “Capítulo XVI”, finalmente chegou o famoso personagem! Ele apresenta-se e explica as razões do seu exílio e o que fará em seguida! A ver vamos!

Este “Capítulo XVII” demonstra-nos as tensões entre o grupo RATOS e o ZYCLON e CCM. Começam a surgir problemas socio-políticos que se reflectirão.

Estamos agora no “Capítulo XVIII” e a chegar ao fim do livro. E agora já há uma crise. Pior do que isso! No lugar onde sempre houve paz, há uma situação de calamidade total: “Napalm na Rua Sésamo”. Mas quem, como e porquê? O que nos levou a situação?

Depois do napalm, o rock. O Rock Radioactivo chegou! E como reagem as pesoas? Ou as “quase-pessoas”? Porquê que “Caiu a bomba atómica acabou a felicidade” e então vamos a descobrir o que passou neste Capítulo XIX!

O Capítulo XX já vai marcando o final desta saga dos infames! Baseado na canção “Deus, Pátria e Família“, vemos que os mutantes (do capítulo anterior, “Rock Radioactivo“) ficam muito surpreendidos com a chegada desta entidade divina! Mas afinal aonde isto nos levará?

E agora, o Capítulo XXI! As coisas começam a tomar forma neste mundo dos infames! O deus Elvis chegou! E o que diabos vão fazer os mutantes com ele? Será Elvis a salvação ou perdição? Logo ele que apareceu num Cadillac cheio-de-estilo! E agora, o que acontecerá? Ora aí está a pergunta do ano! Como esta é a II parte do conto “Rock Radioactivo”, decidimos publicar a canção da demo de 1988 (e não a versão de 1990 do álbum homónimo).

Este Capítulo XXII é a segunda parte do IV Capítulo, “Putas ao Poder”. Vamos a ver que as trabalhadoras da indústria do sexo têm a dizer neste novo conto.

E agora, o penúltimo capítulo do livro dos infames! O que diabos vai acontecer? Com tanta guerra, bombas, grupos terroristas e afins. Até o deus Elvis apareceu. Mas a grande questão deste conto, que encontra a inspiração na malha “Os Mortos Também Dançam“, é saber mesmo isto. Será que os putrefactos corpos dos moribundos bailam ou é tudo uma farsolagem imensa?


E agora?

Este é o vigésimo terceiro capítulo do livro, inspirado na música “Os Mortos Também Dançam“, e estou ainda a ajustar e moldar a forma como seguir-se-ão os restantes. Deixa-me comentar-te que a introdução ao livro é tão extensa quanto o próprio o capítulo em si. Isto deve-se ao facto que, na minha humilde opinião, o contexto e explicação destes pequenos contos são uma parte inerente e crucial do livro.

A meu ver, no equilibrio geral das coisas, a contextualização encontra o mesmo grau de importância que os capítulos. Um não pode co-existir sem o outro, de forma a prevalecer um total entedimento da escrita “mata-ratiana“.


Música “Os Mortos Também Dançam”


Letra “Os Mortos Também Dançam”

Por entre as brumas
Da noite escura
Por entre árvores
O vento murmura

As campas rasas
Feitas de terra
A nevoa gélida
As lapídes de pedra

Os mortos tambem dançam (x4)

Os corpos levantam-se
Como que chapados
E à volta das campas
Iniciam-se as danças

Rindo-se dos que vivem
No mundo alienado
Os mortos festejam
O eterno reinado

Os mortos tambem dançam (x4)


CAP XIX – OS MORTOS TAMBÉM DANÇAM

Encontro-me perante um amontoado de pessoas. Uma pilha de mortos.

E porque as montanhas são feitas para serem conquistadas, atiro-me à luta. Decido escalar este vale, que outrora possuiu vida.

Os suportes da minha subida são os restos dos putrefactos corpos que a decadência deu lugar. Agarro, rompo, suo e acabo por alcançar o topo da colina. E ali matei. Matei tudo o que tinha a matar.

A vingança não se serve num prato frio. Serve-se numa montanha de mortos. E aqui estou eu para provar.

E assim berro aos céus: “OS VOSSOS MORTOS NÃO DANÇAM”.

Fim.


Publicarei cada conto uma vez por semana no Portugarte, à sexta-feira, em honra à música “Bezana Ska“, onde o pessoal sai precisamente nesse dia para embededar-se e divertir-se.

A ideia deste livro é precisamente esta. Criar uma bebedeira colectiva literária, onde somos imergidos pelo álcool das boémias palavras e música dos Mata-Ratos. Vemo-nos na tasca! Até breve compas!


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Etiquetas: , , , , , , , Last modified: Dezembro 11, 2020