Written by: Artes

FAZUNCHAR recebe selo europeu de qualidade “EFFE Label 2019-2021”

O FAZUNCHAR, Festival de Arte Urbana com curadoria e coorganização da Mistaker Maker – Plataforma de Intervenção Artística que se realiza no Município de Figueiró dos Vinhos,  acaba de ser distinguido com o selo de qualidade EFFE Label 2019-2021 atribuído a festivais europeus.
O EFFE – Europe for Festivals, Festivals for Europe (“Europa para os Festivais, Festivais para a Europa”), é uma iniciativa da European Festivals Association – EFA (Associação Europeia de Festivais)com o apoio da Comissão Europeia e Parlamento Europeu.

FAZUNCHAR, Festival de Arte Urbana com curadoria e coorganização da Mistaker Maker – Plataforma de Intervenção Artística que se realiza no Município de Figueiró dos Vinhos,  acaba de ser distinguido com o selo de qualidade EFFE Label 2019-2021 atribuído a festivais europeus.

O EFFE – Europe for Festivals, Festivals for Europe (“Europa para os Festivais, Festivais para a Europa”), é uma iniciativa da European Festivals Association – EFA (Associação Europeia de Festivais)com o apoio da Comissão Europeia e Parlamento Europeu.

A organização atribui este Selo de Qualidade “a festivais de arte, por toda a Europa, que se distinguem não só pela sua ampla riqueza artística nacional e internacional, mas também pelo envolvimento da e na comunidade onde se inserem e realizam, bem como a sua abertura à Europa”. 

O selo agora atribuído ao FAZUNCHAR“coloca-o no circuito europeu, tanto através da sua inclusão no site festivalfinder.eu, bem como fazendo parte da campanha de promoção internacional da EFFE, podendo, se a evolução da pandemia o permitir, estar presente no próximo Arts Festivals Summit“, complementa a organização.

Além de estarem inseridos na realidade artística, cultural e social europeia, os eventos que solicitam a concessão da distinção têm de satisfazer sete requisitos. Oferecer oportunidades a artistas emergentes ou inovadores para criarem ou serem apresentados ao público e aumentar o acesso à cultura e atrair públicos diversos, são dois deles.

Outros requisitos são o de fomentar a adaptação, o estímulo e promoção de experiências interculturais entre o público e os artistas; reconhecer a inclusão como um princípio e prática fundamental, e investir em inovação e capacitação.

Em agosto de 2021 o FAZUNCHAR regressa a Figueiró dos Vinhos para a sua 3ª edição, com datas ainda por anunciar. 

Clica aqui para mais fotos do FAZUNCHAR.

Sobre o FAZUNCHAR:

FAZUNCHAR tem como um dos seus objetivos fundadores renovar a projeção de Figueiró dos Vinhos à escala nacional, enquanto produtor e palco de atividade artística e cultural, (agora) na contemporaneidade.

O próprio nome do evento, FAZUNCHAR, é uma palavra recolhida de um ‘bem local’_ o laínte (dialeto exclusivo dos comerciantes de têxteis) que significa Fazer. Na prática, é o que se ambiciona para este evento, um ‘fazer’ por este território e pelas suas gentes, porque aqui, tal como em qualquer outro local mais interior e esquecido de Portugal, é urgente transmitir e preservar o corpus cultural de uma entidade coletiva.

FAZUNCHAR teve a sua primeira edição em agosto de 2019 e, desde então, tem reunido no Município de Figueiró dos Vinhos uma série de artistas e projetos culturais que têm integrado a riqueza cultural da região nas suas obras.

Mais informação:
_ FICHA TÉCNICAPromotor: Câmara Municipal de Figueiró dos Vinhos
Apoio Institucional: Turismo do Centro
Conceito e Coorganização: Mistaker Maker | Plataforma de Intervenção Artística
Patrocinador: Tintas Sotinco
Parceiro à Programação: Museu e Centro de Artes de Figueiró dos Vinhos, Omnichord Records
Parceiro Logístico: Kraxas, Portuguese Mask
Parceiros Media: Antena 3, P3, Região de Leiria
Parceiro: Cision
Projecto gráfico: Adamastor

(Visited 115 times, 1 visits today)
Etiquetas: , , Last modified: Março 25, 2021