AvatarWritten by: Arte Urbana

RESILIÊNCIA: mural de arte urbana em Lisboa

Resiliência

Resiliência é o novo projecto de arte pública da designer Sílvia Matias, com produção da Ghost Creative Productions. É um Mural que assinala um ano desde o primeiro confinamento.


O mural RESILIÊNCIA foi agora revelado em Lisboa na Avenida General Roçadas (zona de Sapadores, Graça), num momento em que completamos uma volta ao sol, desde o primeiro Estado de Emergência decretado a nível nacional.

Esta iniciativa consistiu na realização de um mural tipográfico na cidade de Lisboa da autoria de Sílvia Matias com a palavra “Resiliência” e surge numa altura em que, passado um ano desta realidade, o país se aproxima de uma nova fase de desconfinamento.

O projeto RESILIÊNCIA pretende ser um reflexo da dura realidade que nos foi imposta. Nunca se ouviu tanto a palavra “Resiliência”, nunca se pediu tanta “Resiliência”, nunca foi tão importante ter esta palavra em mente.

Um termo que surge como resposta à saturação social, económica, política e psicológica em todo o país e no mundo. E que, desta forma, passa a fazer parte da Arte Pública disponível na cidade de Lisboa, desafiando o público a refletir sobre ele, ao mesmo tempo que pretende inspirar essa reflexão através da proposta artística.

Sílvia Matias sobre o mural RESILIÊNCIA diz:

O projeto surge em resposta à necessidade de assinalar uma dura realidade que nos foi imposta. 
Deste modo, nasce um mural tipográfico, a preto e branco, de linhas retas e formas cruas, sem adornos nem pretensiosismos, a não ser aquilo que deve representar. Pois é uma palavra que nos traz marcas de um momento tão duro, mas como novos traços de esperança. E é assim que o queremos apresentar visualmente. Não é o nosso Mural, é um mural de todos.”

O coletivo GHOST refere:

Este projeto é a nossa pequena contribuição para assinalar um ano desde que a necessidade de confinamento e outras regras restritivas obrigaram a sociedade a viver de forma diferente. Tentamos através deste mural reforçar que teremos de ser ainda mais resilientes durante os próximos tempos para superar as marcas que 2020 deixou em todos nós. Decidimos associar-nos à Silvia Matias na concretização deste projeto, de forma a deixar a marca de um ano em que nos foi pedida tanta resiliência, e que afectou principalmente o sector da cultura.”   


Apoia a Arte Independente

Gostaste deste artigo e queres apoiar o Portugarte?
Podes apoiar-nos com um simbólico café! 
Segue este link para que continuemos a divulgar o melhor da arte independente.
A arte independente nacional agradece e nós também!


(Visited 33 times, 1 visits today)
Etiquetas:, Last modified: Março 17, 2021