Written by: Artes Música

MaBreezee lança novo EP gerado na pandemia: “Quarentunes”

Mabreezee

MaBreezee dá um pontapé na cara do confinamento e lança um EP com três faixas, Quarentunes. O neo-soul do cantor afro-português, residente em Barcelona, chega-nos entre as linhas da onda criativa que invadiu os estúdios, os quartos, as salas ou as garagens dos milhares de artistas confinados.

Mabreezee

O abanão da fertilidade artística é das únicas certezas que já temos neste estado pandémico. Não quero com isto dizer que desta forma se produz mais, mas acredito que uma mudança nas rotinas dispara novas formas de criação, para que possamos exprimir os novos sentimento adquiridos.

A verdade é que esta alteração casou-se com o aumento de tempo pessoal e, por vezes, com o próprio tédio, o que levou os músicos a virarem-se, tais como criancinhas, para os seus brinquedos favoritos.

O Quarentunes de MaBreezee é um dos bons exemplos. Ao Portugarte, o autor confirmou que este trabalho foi realizado ao sabor do tédio na quarentena passada, na Primavera de 2020.

“Quarentunes”, de MaBreezee

Já conheço o MaBreezee há 10 anos, de contas bem feitinhas. Na altura o artista apresentava-se como MaBro e estava a lançar o seu primeiro álbum, Raízes. Mal sabia eu que seriam as raízes de uma vida musical plantada, e que nos dias de hoje continua a ramificar boas surpresas.

Sem medo de explorar novas musicalidades, MaBro, que mostrava o rap como uma das suas preferências, já se apresentou como The Soul Hunta e, neste momento, faz parte do grupo Emjayem como produtor.

Nestes caminhos, além das raízes do hip-hop, já fez beats de downtempo, assim como sonoridades de dub, reggae ou funk. Recentemente explora as vertentes modernizadas da música soul com o alter ego MaBreezee.

É aqui que se encaixa Quarentunes, um trabalho de 3 faixas, com uma linha suave e quase sensual. A voz do cantor passa como uma pena na nossa pele e, apesar dos tempos estranhos que passamos, é um disco cheio de optimismo e esperança.

Na faixa Spring is Coming, MaBreezee relembra, “We need to stay together, that’s the only way to face the bad weather”. Em Be Free, o título anda de mãos dadas com um sentimento com que milhões de pessoas se deparam.

É precisamente dentro desta expectativa que nos identificamos neste novo EP. Com a certeza de que, mais cedo ou mais tarde, estamos todos e todas lá fora, com a cara ao sol, e de preferência a ouvir música tão doce como a que nos traz MaBreezee, em Quarentunes.

Já podem ouvir o EP no Spotify.

Se quiseres saber mais sobre o artista, recorda a entrevista que o Paulo fez ao autor em Setembro do ano passado. Podes fazê-lo aqui.


Apoia a Arte Independente

Gostaste deste artigo e queres apoiar o Portugarte?
Podes apoiar-nos com um simbólico café! Segue este link para que continuemos a divulgar o melhor da arte independente.

A arte independente nacional agradece e nós também!


(Visited 48 times, 1 visits today)
Etiquetas: , , , , , , Last modified: Fevereiro 18, 2021