Written by: Artes Música

Tiago Plutão | Entrevista & lançamento do single de estreia

“Homem da Montanha” é o single que estreia Tiago Plutão nos nossos ouvidos. Uma música altamente espacial, que nos faz sentir como se os sintetizadores nos trocassem as órbitas, rodando de forma caótica ao som de backvocals hipnotizantes, mas sempre traçando piruetas musicais graciosas que só nos podem levar a um lado: um grande amor plutónico.

Tiago Plutão
“Sabemos que Plutão existe, mas não o conhecemos de verdade. Os cientistas têm alguns palpites em relação ao que poderão encontrar, mas a única afirmação segura é a que garante que Plutão será surpreendente!”

Plutão tem sido um mundo difícil de desvendar desde a sua descoberta; está localizado numa zona do espaço denominada Cintura de Kuiper. Através de imagens obtidas, verificou-se que Plutão possui um relevo bastante acidentado, marcado pela presença de um grande número de cadeias montanhosas. É lá que vive o Homem da Montanha, meio que a observar tudo ao longe de forma analítica e criteriosa. Atrevido, desafiador e despreocupado, vive a vida sem medos.

Homem da Montanha” é o single que estreia Tiago Plutão nos nossos ouvidos. Uma música altamente espacial, que nos faz sentir como se os sintetizadores nos trocassem as órbitas, rodando de forma caótica ao som de backvocals hipnotizantes, mas sempre traçando piruetas musicais graciosas que só nos podem levar a um lado: um grande amor plutónico.

Os cientistas suspeitam da existência de mais luas em redor de Plutão que irão acompanhar este single de estreia, mas por agora, podem ouvir o “Homem da Montanha” em todas as plataformas online e acompanhar a sua viagem através do teledisco. 


Entrevista Tiago Plutão

Quem é a persona artística que encontramos por detrás da pessoa do Tiago Plutão e como conceitualizas a tua arte? 

Na verdade a persona artística é o Tiago Plutão, talvez precise da máscara por ser um pouco timido. Em relação à minha arte, acho que o meu estilo é muito de experimentação e com base no tentativa e erro, depois os temas das letras derivam muito de observação global da vida e de escutar em vez de falar

Estabelecendo um paralelismo com a visão despreocupada do “Homem da Montanha”, será possível obtermos o estado total de “mindfulness” plutónica através da audição do teu novo single? 

Pedir isso a uma canção é talvez pedir muito. O Homem da Montanha creio que passa uma mensagem positiva de despreocupação sendo ela consciente. Quem sabe talvez ele possa controlar esse tal estado de “mindfulness” ligando e desligando quando quer esse “chip”. Para mim fala de superação pessoal, para o ouvinte só o tempo o dirá…

Quais são as principais influências musicais que nos transportam a este planeta musical que se encontra na Cintura de Kuiper? 

Esta é aquela pergunta clichê que tem muito que se lhe diga mas cá vamos. De sempre: Pink Floyd, Beatles, Bowie, Doors. Mais recente Pond, Air, Jacco Gardner, MGMT e Capitão Fausto.

Os cientistas suspeitam da existência de mais luas em redor de Plutão. E para quando poderão os meros jornalistas musicais desconfiar do lançamento de nova música por parte de Tiago Plutão e o que podemos esperar do mesmo num futuro a curto e médio prazo? 

Num futuro muito muito próximo (talvez no início do próximo ano) tenho previsto mais um single e o álbum é aguardar mas certamente em 2021 vamos ter o primeiro contacto não com a Jodie Foster mas sim com Tiago Plutão.



As redes sociais do Tiago Plutão


Apoia a Arte Independente

Gostaste deste artigo e queres apoiar o Portugarte?
Podes apoiar-nos com um simbólico café! Segue este link para que continuemos a divulgar o melhor da arte independente.

A arte independente nacional agradece e nós também!


(Visited 83 times, 1 visits today)
Etiquetas: , , , Last modified: Novembro 7, 2020