PauloWritten by: Brasil Ilustração

A magia do feminino artístico no Brasil | Xime Shima

Xime Shima é uma “viajera” argentina. Viaja pelo mundo para conhecer-se a si mesma e ao mundo que a rodeia. Paralelamente a esta sua vontade de se desenvolver enquanto pessoa, a artista emana também uma imensa criatividade.

Xime Shima

Xime Shima é uma mochileira argentina que viveu num país que a marcou profundamente: o Brasil. Para ela, “mochilar” é mais do que uma simples necessidade turística. Pelo contrário. Xime viaja pelo mundo para conhecer-se a si mesma e ao universo de positivas vibrações que a rodeia.

Paralelamente a esta sua vontade de se desenvolver enquanto pessoa, a artista emana também uma imensa criatividade. Não existe uma Xime “mochileira” sem uma Xime artista. As duas se complementam através da sua maravilhosa arte que se materializa em vários quadros, painéis, murais, portas, janelas e um pouco por toda a América Latina.

Ainda no Brasil, a sua ânsia de viver , acompanhada de um movimento estético-corporal perpétuo, foram companheiras da artista e assim sendo, Ximena viveu e conheceu o sul do Rio de Janeiro, Paraty, Trindade, Jericocoara, Pipa, Búzios, Arraial do Cabo, Chapada da Diamantina, Morro de São Paulo, Itacaré, Arraial d’ajuda, entre outros mágicos lugares.

Xime Shima

Para além da ilustração, a ilustradora também trabalhou com fotografia e revela-nos que a sua arte é detentora de uma força maior que ganha uma vida por si mesma.

Foi assim que começou o meu sonho de deixar rastos de cores no mundo. O primeiro mural, as primeiras palavras desenhadas nas paredes ♡

Xime, verão de 2017

A sua arte fez com que Xime tenha viajado desde a Patagónia argentina até ao México. Aos poucos foi experienciando e vivendo as mais belas culturas da América Latina, desde o seu mais recôndito sul até ao norte do continente latino.

Xime Shima

O metamorfose ambulante da artista pode ser resumida na seguinte frase do professor de literatura brasileiro:

“Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já tem a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia: e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos.”

Fernando Teixeira de Andrade

Xime Shima deixou assim uma importante marca artística pela América Latina e um pouco por todo o Brasil, em vários estados deste país.

O seu amor pelas artes plásticas também se coadjuva com a sua paixão pela sincronicidade do cosmos.

Tudo está nos detalhes.

Em todos os dias.

Em tudo está o detalhe.

Estamos onde precisamos estar.

O universo é perfeito.

Obrigado.

Xime Shina, setembro 2020

Mas, na verdade, esta história da Xime está apenas por começar… Gostarias de saber mais sobre o seu projeto “Viajo Creando”?

Podes conhecer mais sobre a sua arte e viagens nos seguintes links:


(Visited 1 times, 1 visits today)
Etiquetas:, , , , , , , , , Last modified: Setembro 23, 2020