PauloWritten by: Artes Música

Simão Reis e a sua melódica fusão musical

Simão Reis

Simão Reis apresentou ao mundo, no passado dia 4 de setembro, o seu novo single “Ouro“. Há artistas que simplesmente aceitam as limitações que determinados géneros musicais lhes impõem. E depois há aqueles que procuram romper as barreiras musicais e criam os seus próprios cismas artísticos.

Materializa-se, deste modo, um delicado equilibrío entre os criadores artísticos “passivos” e “ativos”. As velhas gerações tendem a recriar o já foi outrora concretizado e, por outro lado, as novas gerações possuem uma vertente mais transgressora, experimentando assim vivenciar novas fusões que possam exprimir o seus sentimentos perante o mundo que os circunscreve.

Simão Reis enquadra-se nessta segunda categoria. O autor, através desta “one-man-band” bebe inspiração do melhor do folk e rock português, apimentando a sua música com um elegante eletrónico que nos transporta a um background do universo do dream pop.

O músico procura, através da sua música, a criação “ativa” de um novo género músical a que o próprio denomina “Nova Fado“. Os velhos dinossáurios do jornalismo musical certamente não estarão de acordo com esta afirmação do rótulo musical de Simão Reis: normalmente cabe aos críticos a responsabilidade de denominar o surgimento de novos géneros musicais dos mais recentes artistas, e não o contrário.

Assim sendo, está na altura de limpar o pó das prateleiras do jornalismo musical e dar espaço às novas gerações para expandir a criatividade do seu “ser” e levar-nos o público a novos caminhos metafóricos de sentimentos, perspetivas e emoções.

O surgimento de um novo género musical em Portugal?

Simão Reis explica-nos, relativamente ao “Nova Fado“, que :

Este novo género de fusão apoia-se fortemente numa construção e composição melódica com evidentes raízes no fado e na música tradicional portuguesa, fundindo os mesmos com vertentes de indie-rock, dream pop, e stoner rock.

As suas influências musicais são deveras abrangentes mas é possível notar nas suas canções uma abordagem aos mundos de Manuel Cruz, António Variações e Nuno Prata.

O artista apresentou ao seu single “Ouro” à plataforma alemã Dringeblieben, num concerto gravado em casa, em Lisboa. Numa apresentação ao vivo que nos remete a reminisciências performativas caseiras de Tash Sultana. Desta forma, Simão Reis canta e encanta os internautas nacionais e internacionais com a sua arte.

Podem ouvir mais temas do artistas no seu Spotify:


Podem conhecer melhor o trabalho do Simão Reis através das seguintes redes sociais:


(Visited 6 times, 1 visits today)
Etiquetas:, , , , , , Last modified: Setembro 14, 2020