Os All Kingdoms Fall são um quinteto musical português que funde as melhores características dos géneros musicais hardcore e metal.
Percorrendo melódicos rios musicais, que se fundem na velocidade da sua música, a angústia do seu EP de estreia, “Vanuatu’s Tumble“, encontra-se presente no decorrer das 5 faixas deste registo.
Escapando-se da repetição metódica que o hardcore nos apresenta, os All Kingdoms Fall aventuram-se por um experimentalismo post-hardcore, presente em temas como “Vagrant“, onde uma gutural voz sinfónica acude a escondidas emoções presentes no âmago do nosso ser.
O EP de estreia tem o seu início com o tema “Unbaptism“, onde uma acelerada rajada musical atinge-nos como um comboio que marcha a altas velocidades desbravando assim a promessa de uma nova estepa musical.
A rapidez deste tema não é constante e apresenta-nos uma segunda vocalização mais “heavy“, que se coadjuva perfeitamente com o instrumental apresentado.
Igual à tragédia apresentada por Johann Wolfgang von Goethe, o tema “Faust” descortina-nos a violência de um trágico mundo através de poderosos riffs e um instrumental que encontra influências no mundo do hardcore punk e metal.
Os sing-a-longs presentes nesta faixa são uma das pérolas deste EP, que nos remetem ao hardcore nova-iorquino dos Sick Of It All e com algumas reminisciências do positive hardcore dos Good Clean Fun.
Por último, as músicas “Rusted Machine” e “The Bridge” apelam-nos a uma negra melancolia que, de acordo com a banda, perpetua um sentimento “violento que descreve uma visão pessoal sobre a vida, a partilha e o legado da mesma“.
Este é um excelente registo musical e recomenda-se a todos os amantes e ouvintes dos géneros punk, hardcore e metal.
O underground nacional continua a representar com muita qualidade.