Neste Podcast Portugarte #4 falaremos sobre sobre o Trve Kvlt Black Metal norueguês e alguns momentos mediáticos que esta contra-cultura foi alvo, tais como o filme “Lords of Chaos” e os documentários “Until The Light Takes Us” e “Once Upon A Time In Norway“.
Considerando a existência de bandas como Venom, Bathory, Mercyful Fate, Hellhammer e Celtic Frost como a primeira geração de bandas Black Metal, criámos uma playlist com a segunda geração de bandas do género.
Como sempre, ficamos à espera dos vossos comentários e feedback.
Caso não tenham uma conta no Spotify (ou não tenham feito login), o plugin não vos deixará ouvir mais do que 30 segundos do podcast.
Desta forma, poderão conhecer Dead, o antigo vocalista de Mayhem que se suicidou com um tiro de uma caçadeira, no thumbnail do video e poderão ouvir o #4 episódio no mesmo:
E aqui está a playlist do Portugarte, onde poderás ouvir algumas das mais importantes bandas de Black Metal da década de 90:
O “Lords of Chaos” é um polémico filme, que deixou dividida a comunidade de Black Metal. Muitos odiaram a “popularização” do fenómeno que acabou por ser materializado num filme de Hollywood. Outros, apesar dos apesares, acreditam que este é um bom filme e que, dentro do possível, retratou relativamente bem o surgimento do Trve Kvlt e a criação dos Mayhem. E o que opinas tu?
Mais bem aceite pela comunidade metaleira, foram os documentários “Until The Light Takes Us” e “Once Upon A Time In Norway“. Recomendamos vivamente estes dois docs, para quem esteja interessado em conhecer a história do Black Metal norueguês, contado pelos protagonistas que viveram esses momentos na primeira pessoa. Seguem abaixo os documentários completos e legendados em português.
Se estiveres interessado em adquirir o livro “Lords of Chaos” (onde o filme foi baseado), poderás fazê-lo aqui. A versão em língua portuguesa também existe e poderás comprá-la aqui.
- #1 Episódio do Podcast – “O que significa ser músico nos Açores?”
- #2 Episódio do Podcast – “A liberdade anarquista da arte independente”
- #3 Episódio do Podcast – “O papel artístico-cultural das Repúblicas de Coimbra”