Written by: Artes Ilustração

O esoterismo da mística ilustração de Loa Pazuzu

A arte mística de Loa Pazuzu

Loa Pazuzu

Podemos começar esta história através de duas perspectivas. Uma negativa e, por uma consequência dual interpretada pelo taoísmo do ying-yang, aparece-nos em seguida uma muito positiva. Primeiramente, o mundo da ilustração esotérica nacional não tem, infelizmente, uma relevante expressão nacional. Por outro lado, a artista caldense Loa Pazuzu está a trabalhar no sentido de alterar a realidade e percepção deste state of art.

O mundo de Pazuzu remonta à inspiração das ciências ocultas. Através da contemplação dos seus trabalhos, entramos na negritude da vida. Impera assim a exacerbação do conforto do nosso ser mais desconhecido, onde reina o misticismo e o ocultismo.

Pazuzu

Pazuzu mostra-nos a fantasia do surreal negro, encontrando e retratando a beleza onde o mais comum dos mortais nada mais poderia ver que escuridão. É feita a devida justiça a entidades sobrenaturais do nosso imaginário, como a bruxaria e a magia negra.

O aprazível que nos atrai ao mundo Pazuzu não é o lugar comum.

A expressão ilustrativa da artista não são as gentis fadas que habitam nos bosques nórdicos da Europa ou nas desconhecidas florestas de arrayanes da Patagónia. São os ratos sofredores que encontram uma reintrepração, sendo assim dignificados através da sua negra ilustração. São os hellraisers e os/as demónios/as que conhecem, e dominam, o seu lugar, espaço e tempo.

Estas personagens são assim senhoras/es do seu domínio, onde existe claramente uma divisão entre o mundo convencional mainstream e o reino místico de Pazuzu.

Perdemo-nos assim na imensidão do espaço e, ao mesmo tempo, somos levados a percorrer as mais obscuras trevas do nosso ser. A artista metaforiza-nos assim um ponto de conexão entre o melhor destes dois mundos.

Ao conversar com Pazuzu, esta revelou-nos que, a nível de execução, os artistas que mais lhe influenciaram vão desde o Joel Peter Witkin, passando Goya e alguns vários pintores pré rafaelitas. Por último, a artista encontra também a sua inspiração em Brian Froud.

Pazuzu

Para além da dark art, Loa Pazuzu é também artesã, criando uma maravilhosa bijuteria. Por enquanto, é possível conhecer o trabalho de Pazuzu no seu Instagram, mas encontra-se em vista a criação de uma conta na Etsy.

Por último, é importante realçar que o mundo de Pazuzu não se encerra em si mesma. A artista está disposta a aceitar encomendas personalizadas de ilustração tanto para prints ou desenhos para tattoos.


(Visited 9 times, 1 visits today)
Etiquetas:, , , , , , , , , , Last modified: Julho 5, 2020