Written by: Artes Música

Zurrapa: Punk Rock de Viseu cantado em português

Os Zurrapa são um power-trio de Viseu e tocam um punk rock cantado em português. Com uma forte inclinação política, os seus temas não se encontram circunscritos simplesmente a esse espectro, sendo que a banda também possui temas com um cariz humorístico.

Zurrapa

Os Zurrapa são um power-trio de Viseu e tocam um punk rock cantado em português. Com uma forte inclinação política, os seus temas não se encontram circunscritos simplesmente a esse espectro, sendo que a banda também possui temas com um cariz humorístico (“Cucaracha da Cerveja” ou “A Tua Cadela É Careca“).

Tenho que admitir a minha simpatia inicial para com este banda por algumas razões:

  • Há um membro do arquipélago dos Açores, tal como eu.
  • A minha antiga banda punk hardcore, os Resposta Simples, também eram um power-trio.
  • Toquei em 2006 em Viseu, na Escola Secundária Viriato, com os For The Glory, TwentyInchBurial e Spitegod. Fomos super bem recebidos por todas as pessoas e pela organização do evento. O concerto foi maravilhoso e de Viseu só tenho boas memórias!

É tendenciosa a minha opinião? Com certeza que sim. Mas isso em nada desvaloriza a qualidade musical e criativa da banda. Muito pelo contrário! O meu favoritismo apenas salienta o que do melhor há neste grupo visinense.

Creio piamente que existe algo muito especial em cantar punk rock / street punk em português. Demonstra-nos uma diferente realidade musical desta nossa cultura urbana e um sentimento muito genuíno e característico do nosso “panque”.

As influências dos Zurrapa e o seu terceiro álbum

Os Zarrupa são da velha escola e tocam um punk rock com influências dos Mata-Ratos, Crise Total, Kú de Judas, Funda, Cianeto, Porcos Sujos, MAD, Soda Caústica, Refugiados do Urinol e Má Fama Lembram-me muito o espírito dos anos 90 e se voltássemos no tempo, o mais provável é que estariam presentes numa compilação do “Vozes da Raiva“, da mítica editora Fast’n’Loud.

Não há muita volta a dar. Os Zurrapa são uns gajos porreiros. E isso vê-se na sua forma de ser, estar na vida, na sua música e atitude para com os demais!

Podem ouvir o novo álbum “(Des)Governo No País Das Maravilhas” aqui e podem ver o videoclip do single “Hey! Quero Trotil!” abaixo:

Caricas, cartas de amor e de desvario podem ser enviadas para os seguintes endereços dos Zurrapa:


Um abraço e até amanhã! Paulo

(Visited 328 times, 1 visits today)
Etiquetas: , , , , , , , , Last modified: Junho 30, 2020