Written by: Artes Documentários

Documentário pioneiro de Tota Alves (Gondomar, Portugal) aborda a menstruação

Quantos trabalhos visuais portugueses conhecemos sobre a menstruação? Foi essa a interrogação que levou Tota Alves a criar a primeira série nacional do género, que aborda a questão do sangue menstrual, sem qualquer tipo de pudor.

Trabalhando a par com Victor Ferreira, passamos assim pela representação de diferentes grupos da população feminina, que nos contam a sua experiência pessoal.

Tendo o cuidado de não afunilar a referida representação num determinado segmento geracional, diferentes décadas são abordadas através da cedência de voz a pessoas das mais variadas idades. Também são ultrapassadas as questões binárias do sexo e do género, sendo também possível ouvir a declaração de homens e transexuais.

Para além disso, é também preciso ter em conta a lindíssima fotografia do documentário, sendo este um trabalho estético deveras cuidado pela mão de Victor Ferreira.


Os realizadores aspiraram assim à normalização de um tema que ainda é um tabu na sociedade portuguesa.

Apesar de este ser ainda um tema delicado, uma coisa é certa. O trabalho da Tota e Victor não passou despercebido: foi alvo de notícia nos principais jornais portugueses, tendo sido partilhado por milhares de pessoas nas redes sociais.

É assim uma alegria anunciar que o seu documentário está disponível para visualização no Youtube e no site da RTP Play!

E sem mais demoras, aqui está “O Meu Sangue”.

A série documental conta com um total de 3 capítulos de aproximadamente 12 minutos cada




(Visited 392 times, 1 visits today)
Etiquetas: , , , , , , , , Last modified: Junho 21, 2020