Começa no sábado, 20, a VII edição do Sons da Cidade, evento cultural anual que celebra a inscrição da “Universidade de Coimbra, Alta e Sofia” na Lista do Património Mundial da UNESCO, sob o signo da reflexão e intervenção artísticas. Com o tema “Números [e|i]Números” – evocando as inúmeras efemérides que se celebram em 2020 – a iniciativa decorre nos dias 20, 21 e 22 de junho e 13 de setembro de 2020.
Num ano atípico, o Sons da Cidade regressa com um programa adaptado ao período de desconfinamento que o país atravessa (cumprindo todas as orientações das autoridades de saúde). A VII edição deste evento cultural – com organização da Associação RUAS (Recriar a Universidade, Alta e Sofia), da Universidade de Coimbra (UC), da Câmara Municipal de Coimbra (CMC) e da Direção Regional de Cultura do Centro (DRCC), e com o apoio de várias instituições parceiras – convida à revisitação de espaços, momentos e obras musicais e literárias, tendo como mote efemérides como os 730 anos da Universidade de Coimbra e o sétimo aniversário da inscrição da “Universidade de Coimbra – Alta e Sofia” na Lista do Património Mundial.
O Sons da Cidade convida, portanto, à comemoração destas importantes datas para a Universidade e Cidade de Coimbra, de forma ajustada às circunstâncias do momento que vivemos. São precisamente estas circunstâncias particulares que tornam ainda mais relevante e urgente a importância desta celebração, que se concretiza e materializa num conjunto diversificado e qualificado de iniciativas.
Este programa sublinha também o regresso às atividades culturais da Universidade de Coimbra, em harmonioso diálogo com o património construído e a natureza, fazendo da experiência da pandemia uma oportunidade para promover a inovação artística e a criatividade.
O programa e informações mais detalhadas podem ser consultados em https://www.uc.pt/sonsdacidade. Contamos com a vossa presença!
Os Vice-Reitores,
Alfredo Dias
Delfim Leão